27 de mayo de 2016

#QueroUmDiaSemEstupro‬: Campanha ganha força nas redes sociais após estupro coletivo no Rio


HuffPost Brasil  |  De Luiza Belloni  Publicado: 26/05/2016 14:19 BRT Atualizado: 26/05/2016 14:19 BR
O estupro coletivo de uma jovem de 17 anos e o vídeo que circulou na internet após o crime levantou o debate - mais uma vez - sobre o estupro. Mulheres, das mais variadas gerações, ocupações e ideologias, se mobilizaram nas redes sociais por mais segurança e por justiça.
Com a hashtag #QueroUmDiaSemEstupro, elas não só clamaram por um Brasil onde as mulheres possam ser respeitadas, mas também fizeram relatos de abusos que já sofreram.
A comoção ganhou força depois da jovem ser estuprada por trinta homens e o vídeo após o crime foi divulgado nas redes. A vítima foi encontrada na segunda-feira (24) na região da Praça Seca, na zona oeste do Rio de Janeiro, e foi levada para casa. Nesta quinta-feira (26) ela foi levada para fazer exames, segundo o G1.
O Ministério Público do Rio recebeu mais de 800 denúncias. A Polícia Civil investiga a autoria do crime e dois suspeitos já foram identificados.
O caso gerou revolta, indignação e cobrança por justiça. "#‎QueroUmDiaSemEstupro porque quero ir para uma festa e me divertir, sem me preocupar com quem está por perto ou o que e quanto estou bebendo", escreveu uma usuária. "Por um mundo em que ser mulher não seja crime", disse outra.
O debate ganhou as redes desde ontem (25) e também expõe relatos das mais diferentes vítimas de estupro.
"Relato anônimo postado com autorização da vítima
'A gente acha que estupro é quando você tá sozinha em um beco escuro e vem um cara de capuz, mas não é bem assim.
Eu tive um relacionamento abusivo por um ano e eu chegava até a apanhar dele, um dia meus pais saíram de casa e eu tava sozinha, comentei isso com ele, ele passou na minha casa a força, e quando eu disse pra ele que não queria transar pq meus pais podiam chegar a qualquer momento ele começou a tirar minha roupa e montar em cima de mim, repetindo 'vai logo eu sei que você quer', eu comecei a chorar de desespero e dor e dps de uns minutos assim ele mandou eu virar de 4 e eu chorando sai correndo vesti minha roupa e mandei ele sair de casa.
Ele ficou berrando na rua, e ligou pra meu celular o resto da noite gritando o quanto eu tinha arruinado um dia q podia ser ótimo. E anos dps, quando conheci o feminismo, eu percebi q sim, eu tinha sido estuprada.'"
A comoção foi tanta que foi criada a campanha "Fim da cultura do estupro". Nela, os internautas podem alterar a foto do perfil do Twitter ou do Facebook para apoiar a causa.
Veja algumas das reações nas redes que levaram a hashtag #QueroUmDiaSemEstupro:





No hay comentarios: